Escolha uma Página

SUSTENTABILIDADE SEMPRE PRESENTE

23

JUNHO, 2017

Morar bem significa ter qualidade de vida, conforto e facilidades no dia a dia, é o nosso desejo maior. O que fazer para conseguirmos isso? Existem diferentes possibilidades e hoje em dia, uma das grandes especialidades que dispomos é a sustentabilidade, uma grande aliada para quem busca bem-estar em seu lar ou ambiente de trabalho.

Mas afinal de contas, você sabe o que é sustentabilidade? É o conceito da moda hoje em dia, mas na verdade é algo que já faz parte do nosso dia a dia, em maior ou menor grau, mesmo que nem sempre nós nos apercebamos disso. Sustentabilidade significa toda a atividade desenvolvida para suprir as nossas necessidades atuais sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, são ações diretamente relacionadas a promover nosso desenvolvimento econômico ou material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Nas áreas de arquitetura e design, os conceitos de sustentabilidade refletem diretamente no fato de combinarmos elementos, objetos, processos e tecnologias eficientes para tornar presente a utilização adequada dos recursos disponíveis para fortalecer os aspectos importantes dos nossos ambientes.

Estas ações não têm por objetivo apenas obras novas, o conceito é valido para todo tipo de projeto ou obra. Começa por não gastarmos tanto papel para apresentação de projetos, por exemplo, passa pelo aproveitamento de peças de mobiliário que podem ter nova função ou serem otimizadas e pode ser ainda mais potencializado quando nos preocupamos com as formas de tornar melhor climatizado o ambiente, com a economia de energia e a utilização de sistemas de iluminação mais eficientes, com sistemas de captação e reaproveitamento de água e até mesmo ao utilizarmos equipamentos ou eletrodomésticos desenvolvidos já neste conceito.

O conceito de sustentabilidade pode (e deve) estar presente em todas as etapas de uma edificação, desde o projeto até seu uso diário, passando pela construção propriamente dita, que deve usar métodos e materiais que não comprometam o meio ambiente, começando pela forma que tratamos do local desta obra até as origens de onde os materiais foram extraídos, beneficiados ou fabricados. Muito importante também são os processos que envolveremos para dar utilidade, função ou destino aos resultados deste beneficamente ou mesmo ao material que sobrou de toda a obra que executamos.

O mantra da sustentabilidade é reciclar e cuidar da natureza. Afinal de contas, em todas as áreas é possível, de forma criativa, respeitar o planeta, basta querer!

Na sequência do blog, apresentaremos dicas de como este conceito já faz e pode ser tornar ainda mais presente no seu lar. Vamos tornar conscientes nossas ações para que esta nova forma de viver e morar seja efetiva. Hoje somos o presente, então, vamos juntos tornar o futuro um lugar ainda mais especial para nossos filhos!

Foto: Projeto Carlos Lemos by Eduado Liotti

A utilização de pedras naturais com extração local como o basalto irregular, o uso de madeira de reflorestamento e sistemas de iluminação LED são exemplos de sustentabilidade na decoração de interiores.

Em áreas externas, manter o perfil natural do terreno e minimizar as intervenções de corte e aterros para criar acessos, passeios ou áreas de destaque visual são caracteristicas que devem ser observadas. Além disso, a utilização de materiais permeáveis para o revestimento destes passeios e possibilitar maiores áreas de vegetação possibilitam uma maior absorção da água da chuva, caracteristicas de projetos sustentáveis.