Escolha uma Página

Iluminação correta é aquela que transforma!

07

JUNHO, 2017

Dizem que a primeira impressão é a que fica.

Uma correta iluminação faz isso, porque ela nos traz a sensação de conforto visual aliado ao destaque dos principais pontos focais dos nossos ambientes. Para definir um sistema de iluminação, o primeiro passo é escolher qual será a proposta deste ambiente. Apenas com luzes diferentes, a mesma sala pode ganhar um ar romântico, intimista, alegre ou aconchegante. No entanto, erros de iluminação podem ser fatais. Um local mal iluminado, que não tem suas características valorizadas, pode se tornar frio, impessoal e sem charme ou pior, pecar pelo excesso de luz que ofusca e cauda desconforto.

Por isso, preparamos algumas dicas e recomendações para que você deixe impressionante o seu projeto com a escolha correta da iluminação para cada cômodo:

Foto: Projeto Carlos Lemos by Eduardo Liotti

Hall de entrada: a iluminação deve ser convidativa ou impressionante e, ao mesmo tempo, aconchegante. Pontos de luz difusos e/ou direcionados pode ser uma alternativa interessante, em especial quando utilizamos luz com temperatura de cor entre 2500 a 3000K

Living: é um espaço naturalmente convidativo, propício ao encontro e à confraternização e, por isso, a luz deve ser confortável aos olhos. O ideal é dispormos de diferentes sistemas de iluminação e estes dispostos em circuitos independentes para que possamos potencializar cada um deles integrando-os às diferentes atividades do ambiente. Existem momentos que a iluminação deve ser adequada para possibilitar um bate papo entre amigos, em outros momentos de leitura geral ou ainda, menos intensos para melhor desfrutarmos de um momento de entretenimento com a televisão, caso exista uma neste ambiente. A luz pode ser focalizada nas áreas de leitura ou lazer, como jogos e outros hobbies. Spots instalados estrategicamente ou embutidos no rebaixo de forro dão charme a obras de arte e objetos de decoração, por exemplo.

Cozinha: como se trata de um ambiente de intensa atividade o espaço deve ser claro e muito bem iluminado para facilitar o trabalho e evitar acidentes. O ideal é instalarmos pontos de iluminação geral, com temperatura de cor ao redor de 3000K e, sobre as bancadas de trabalho ou na área de cocção e preparo, dispormos de pontos de luz mais neutra, com temperatura de cor entre 4000 e 5000K, aumentando a intensidade de luz na área de trabalho.

Quando o assunto é iluminação, a equipe do escritório Carlos Lemos procura levar em conta também a importância do alinhamento dos pontos de luz com mobiliário e os equipamentos previstos, bem como ao tipo de artefato de iluminação que será utilizado, buscando aliar a máxima eficiência do sistema de iluminação com a praticidade de manutenção e custo do equipamento para adequá-los às necessidades específicas de cada ambiente e a respectiva personalidade de cada cliente.