Escolha uma Página

Criatividade no uso de Tapetes Persas embeleza os ambientes

03

JULHO, 2017

O tapete persa é uma parte essencial da arte e cultura iraniana e paquistanesas. Originalmente, ele é tradicionalmente feito à mão, as vezes por famílias inteiras e, até hoje, a partir de matérias primas naturais e ao longo de muitos meses. Todo o processo de manuseio da lã, sua lavagem, fiação, coloração e tear é um árduo trabalho manual e minucioso e é por isso que este tipo de tapete é tão valorizado, além de incrivelmente lindo. Um aspecto curioso é o fato de que são tapetes produzidos em locais muito pobres, por artesãos muitas vezes analfabetos e que, mesmo assim e justamente pelas características acima, são ainda mais valorizados e podem se transformar em verdadeiros acessórios de luxo.

Quando desenvolvemos um projeto e percebemos que ele será ainda mais impactante com o uso de um tapete persa, sempre enfatizamos aos nossos clientes o porquê de indicarmos esse tipo de tapete:

a) Tapetes persas expressam design, tendência, cultura e possuem uma infinidade de cores que são adequadas aos mais diferentes projetos;

b) Tapetes persas são elementos de ambientação que compõem sem sobrepor os demais parâmetros definidos;

c) Tapetes persas expressam o gosto e a personalidade do cliente na ambientação do seu espaço;d) Tapetes persas têm fácil manutenção e, garantidas suas condições de utilização, são elementos que duram indefinidamente, sendo ainda mais valorizados com o decorrer dos anos.

Outro detalhe importante é que, pelas suas características tão especiais de cores e padronagem, tecidos utilizados e o número de nós que são empregados na trama de tecelagem estes tapetes podem ser valorizados a ponto de saírem do chão de ambientes para adornarem paredes, servindo como verdadeiras telas, contribuindo para deixar o ambiente ainda amais sofisticado.

Nesse projeto ímpar desenvolvido pelo escritório, a ideia foi utilizarmos tapetes persas para retratar não apenas um revestimento de piso e parede diferenciados, mas também para reforçar a intimidade, o carinho e o amor de um casal em sua sala íntima através de cores suaves, tons sóbrios e relaxantes. Destaque para a presença marcante de um tapete Nain redondo, apresentando a ideia de uma mandala que os representando em relação ao seu universo particular e um tapeteZiegler Colour Paquistanês, vestindo o centro do ambiente com a cor azul, cheia de reflexão e tranquilidade.

Foto: Projeto Carlos Lemos by Bruna Treptow