A REALEZA DO DECOR É O AÇO INOX
14
JULHO, 2017
O aço inox é um material nobre que nos últimos tempos vem ganhando prestígio tanto em ambientes familiares como nos corporativos, pois esse material pode ser utilizado de diversas formas, tanto em interiores quanto exteriores. Seu forte sem dúvida está relacionado a sua fácil manutenção, alta resistência e sustentabilidade.
Seu surgimento começou através da indústria bélica, por volta de 1911, mas foi a partir de 1920 que ganhou notoriedade no mundo do décor com a icônica cadeira “Wassily”, do designer Marcel Breuer, e desde então tem sido visto em várias e importantes mostras do setor pelo mundo. Suas características de leveza, simplicidade e linearidade é frequentemente explorado em peças como aparadores, mesas de centro, puffs, estantes, adegas, suportes de TV, pés de mobiliário e tantos outros que a criatividade do designer ou arquivo pretende exprimir.
Na decoração existem dois tipos de aço: o polido e o escovado. A diferença está basicamente no tipo de efeito que se deseja. O aço inox escovado apresenta brilho opaco e pouca refletividade. Já o aço polido possui brilho e este ás vezes pode ser algo indesejável, dependendo do lugar. Por exemplo, um móvel em aço inox polido quando recebe a luz do sol pode ter um efeito muito brilhante, o que em ambientes onde se deseja simplicidade e um estilo rústico, pode não ser uma boa opção. Em contrapartida, o brilho que o aço inox polido oferece pode também ser um detalhe a mais. Esse brilho pode ser um excelente aliado da decoração contemporânea.
Em contrapartida, o aço escovado é indicado para quem deseja um acabamento mais discreto, ou ainda, quer um produto neutro e que combine facilmente outros materiais utilizados, com a madeira por exemplo. Existem aqueles que optam por este tipo de aço pelas questões de sustentabilidade, ou por custo, já que ele é em teoria mais econômico que o polido, e ainda porque, se o manusearmos ele não deixa impresso a marca das mãos, já que não tem brilho.
No meu escritório o conceito de funcionalidade tem prioridade em cada detalhe. Procuramos selecionar o melhor produto de acordo com a necessidade e estética previstas no projeto e a questão sustentável é fundamental para concluirmos essa definição. Ambos os acabamentos são incrivelmente flexíveis, o que faz a diferença é o conjunto de toda a proposta e as expectativas do cliente em relação aos acabamentos finais.
Foto: Projeto Carlos Lemos by Eduado Liotti